Os 5 locais mais românticos de Portugal

Talvez seja muito subjectivo definir os 5 locais mais românticos de Portugal porque cada local depende das memórias que cada um de nós terá dele. Mas aqui fica a nossa lista…

Parque Terra Nostra – Carlos Silva

Quais são os locais mais românticos de Portugal? Dependendo dos gostos de cada um e daquilo que cada pessoa entende por romantismo, elaborar uma lista deste género será sempre complicado, mas aqui fica a nossa opinião. E de qualquer das formas, nunca se esqueça que o que torna um local romântico não é o local propriamente dito, mas sim a companhia. Descubra os 5 locais mais românticos de Portugal.

1. Parque Terra Nostra (Açores)

Parque Terra Nostra

Este jardim botânico de gosto romântico foi construído no séc. XVIII/XIX e é um dos sítios mais populares da Ilha de São Miguel, visitado por locais e estrangeiros atraídos pelos banhos da piscina geotermal, devido aos magníficos cenários e pela variedade e riqueza da vegetação exótica.

Parque Terra Nostra

O Parque divide-se em duas zonas: a parte alta, ocupada pelas alamedas e bosques mais densos, e a zona baixa entre os cursos da Ribeira Amarela e a Serpentina de água, onde se podem encontrar passeios, relvados, tanques e fontes.

Onde Ficar:

Booking.com

2. Monsaraz

A vila medieval de Monsaraz, protegida pelas suas muralhas é uma pequena povoação, com as suas ruas de xisto e as paredes caiadas de branco.

Monsaraz

Com ruas estreitas e repleta de recantos tem como pano de fundo uma vista deslumbrante sobre a paisagem alentejana e a albufeira de Alqueva.

Monsaraz – Guizel

Onde Ficar:

Booking.com

3. Coimbra

Coimbra

Famosa por ser a cidade dos estudantes, em Coimbra situa-se também os jardins da Quinta das Lágrimas. Neles se encontram as chamadas Fonte dos Amores e Fonte das Lágrimas.

Quinta das Lágrimas

A quinta e as duas citadas fontes são célebres por terem sido cenário dos amores do príncipe D. Pedro (futuro Pedro I de Portugal) e da fidalga D. Inês de Castro, tema de inúmeras obras de arte ao longo dos séculos.

Onde Ficar:

Booking.com

4. Sintra

Foto: Joe Price

Sintra é o único lugar do país em que a História se fez jardim. Porque toda a sua legenda converge para aí e os seus próprios monumentos falam menos do passado do que de um eterno presente de verdura. Sintra é uma vila portuguesa pitoresca, localizada no centro das colinas da Serra de Sintra.

Sintra

Este clima ligeiramente mais fresco atraiu a nobreza e elite de Portugal, cuja construiu palácios requintados, residências extravagantes e jardins decorativos.

Palácio de Sintra

A variedade de edifícios históricos fascinantes e as belíssimas paisagens estabeleceram Sintra como um dos melhores destinos turísticos, assim como a viagem complementar mais popular a partir de Lisboa.

Onde Ficar:

Booking.com

5. Aveiro

Deambular por Aveiro é mergulhar nas águas do Centro de Portugal. Conhecida como a “Veneza portuguesa” a cidade deixa-se dominar tranquilamente pela Ria de Aveiro, descrita por Saramago como um “corpo vivo que liga a terra ao mar como um enorme coração”.

Embarque num moliceiro e percorra os canais da ria, que como estradas de água prateada nos conduzem pela cidade. Observe as casas Arte Nova que decoram as margens ou descubra-as em cada detalhe, fazendo a visita guiada pedestre organizada pelo Museu da Cidade.

Ria de Aveiro

Se preferir, aventure-se a solo ao volante de uma BUGA, as bicicletas gratuitas disponibilizadas pelo município, que são tudo o que precisa para se deslocar em Aveiro.

Onde Ficar:

Booking.com

Fonte: vortexmag.net