FEIRA DA FODA VOLTA A MONÇÃO EM MARÇO NUM NOVO ESPAÇO

A Feira da Foda, que todos os anos se realiza na freguesia de Pias, em Monção, vai-se realizar um novo local, este ano: o campo de futebol da freguesia. É a terceira edição do evento que vai acontecer entre 29 e 31 de março.

A freguesia de Pias, em Monção, distrito de Viana do Castelo recebe a terceira edição da Feira da Foda com expositores de vinhos da região, artesanato e música popular, no último fim de semana de março.

Este ano a feira vai ocupar o campo de futebol da freguesia de Pias tendo cerca de 2500 metros quadrados e 550 lugares sentados. Nesta edição, vão estar presentes cerca de 50 expositores relacionados com artesanato, gastronomia, vinhos, máquinas agrícolas, exposição de animais, bem como várias diversões para as crianças. Além dos produtos tradicionais, vai haver atuação de DJs e ainda um tributo aos ABBA, além dos Sons do Minho que apadrinham a iniciativa.

O nome sugestivo está relacionado com o prato típico, o cordeiro à moda de Monção, conhecido na região como Foda à Monção. Reza a história que os habitantes do burgo, que não possuíam rebanhos, se dirigiam às feiras para comprarem o animal. O vendedores menos honestos costumavam dar sal aos animais, o que os obrigava a beber muita água. Na feira, os animais, com a barriga cheia de água, pareciam mais gordos e bem tratados, enganando os compradores. Quando os compradores percebiam que tinham sido enganados exclamavam à boa maneira do Minho: “que grande foda!”.

A Foda à Monção, com “um nome ousado e um sabor autêntico”, como a descreve a autarquia local, foi eleita uma das “7 Maravilhas de Portugal à Mesa”.

Fonte: viagens.sapo.pt

Onde Ficar:

Booking.com