Entrudanças

O Entrudanças é o Festival de Inverno e de Carnaval da PX que surgiu em 2000 para que o inverno fosse também um tempo de dançar e aprender. Com o pretexto da celebração do Entrudo, durante três dias aprendem-se danças do mundo e outros saberes ligados às tradições, à música, aos instrumentos, ao canto, às manualidades e se baila pela noite fora em bom espírito de folia carnavalesca.

Évora foi durante quatro anos o palco do festival, que se repartia entre as muitas salas da SHE (Sociedade Recreativa Eborense), outros espaços culturais então existentes em Évora como a Casa Amater, e a Praça do Giraldo, onde terminava o desfile do último dia.

Em 2004 o Entrudanças foi de corpo e alma para Entradas, vila do interior alentejano, no concelho de Castro Verde. O nome encaixou na perfeição e o festival, na sua nova localização no centro desertificado e preservado do Alentejo, continuou a atrair gentes de Portugal e da Europa a convergir a um espaço de encontro, onde, ano após ano, se estreitam laços através do trabalho que se vai desenvolvendo com a comunidade local, tocando gerações e atravessando o tempo.

Entrudanças é assim uma festa de muita alegria que junta às tradições do Entrudo a música e a dança, numa festa que é partilhada e vivida por todos.

Programação 2019:

Programa 2019

Bilhetes:

  • Os bilhetes para o Entrudanças são adquiridos no Centro Recreativo de Entradas, durante o evento.
  • Bilheteira aberta a partir das 18h00 do dia 1 de março.

Bilhetes para Residentes do Concelho de Castro Verde
Passe completo: 14 euros
Bilhete 1 dia: 6 euros
Bilhete Noite: 5 euros
*Para usufruir deste desconto deverá apresentar um documento que comprove a sua residência, BI, carta de condução, cartão de eleitor.

Bilhetes regulares
Passe completo: 30 euros
Bilhete 1 dia: 15 euros
Bilhete Noite : 10 euros

As crianças até aos 12 anos (inclusive) não pagam bilhete.

Os Sócios PX têm um desconto de 20% no passe ou nos bilhetes diários.

Associações Parceiras têm desconto de 20% apenas no passe de três dias. As associações estão obrigadas a enviar previamente a listagem dos sócios e alunos propostos e estes deverão dirigir-se à bilheteira do festival com identificação.

Alimentação:

O ALENTEJO É CONHECIDO PELA GASTRONOMIA. APROVEITE O ENTRUDANÇAS PARA SABOREAR OS SABORES LOCAIS.

No CENTRO RECREATIVO DE ENTRADAS há um refeitório onde são servidas refeições vegetarianas e não vegetarianas.

ADEGA, espaço gerido pelo grupo Coral Feminino Ceifeiras de Entradas durante o Festival, serve refeições deliciosas e um pequeno almoço muito especial onde entre outros preparados, encontrarão fatias douradas, torradinhas e café da avó preparados à lareira.

TABERNA DO MUSEU DA RURALIDADE tem um cardápio recheado com petiscos locais.

Há ainda muitos cafés e tasquinhas em Entradas que pode explorar ao rirmo de um baile ou de uma conversa animada, entre amigos, petiscos e um bom copo de vinho.

Acrescentam-se ainda as seguintes opções de restauração em Entradas:

Restaurante A Cavalariça
Rua do Paço, nº 14
7780 – 341 Entradas
Tel.: 286 915 491

Restaurante O Celeiro
Rua da Feira
7780 Entradas
Tel.: 286 915 200 / 966 287 687

Alojamento:

APROVEITE O ENTRUDANÇAS PARA USUFRUIR DE UMA ESTADIA DESCONTRAÍDA NO CORAÇÃO DO ALENTEJO.

Em Entradas
Acampamento gratuito em área coberta
Será providenciado um espaço em acampamento seco, que permitirá acampar em área coberta. Será necessário trazer todo o material de campismo: tenda, saco-cama, almofada, roupa e agasalhos quentes, que pode fazer frio em Entradas. Neste espaço não é permitido colocar as estacas das tendas. Haverá chuveiros com água quente e WC. Contiguamente a este espaço haverá também um espaço para campismo ao ar livre. Ao contrário de anos anteriores, este ano o Campo de Futebol não estará disponível para acampamento.

Casas em Entradas
Para mais informações e reservas, contactar Luís Gonçalves – 926 713 211.

Castro Verde
Parque de Campismo de Castro Verde
(possibilidade de acantonamento)
parque.campismo@cm-castroverde.pt

Outros alojamentos locais

Booking.com

Como chegar:

As coordenadas GPS de Entradas são N 37.77165° | W 7.98109°.

Mapa Google

Do Norte: Seguir A2 sul -> saída IP2 Castro Verde/Mértola -> passa por Castro Verde e segue em frente -> vira na primeira à direita para Entradas

Do Sul: Segue A2 norte -> saída IP2 Castro Verde/Mértola -> passa por Castro Verde e segue em frente -> vira na primeira à direita para Entradas

Aconselhamos todos os participantes a planearem a sua viagem e a optarem por formas mais sustentáveis para chegar ao Entrudanças.

Para quem vai viajar de carro, sugerimos a partilha de boleias, uma forma mais ecológica, económica e convivial de viajar! Existe um grupo no Facebook para o Entrudanças, para facilitar a partilha de boleias!

Para quem prefere os transportes públicos pode viajar com a Rede Expressos para Castro Verde.

De Castro Verde a Entradas (10 kms) há a opção de taxi, na Praça de Taxis (286 322191, entre 12 a 15€ – Castro Verde a Entradas).

Os horários desde Lisboa são os seguintes:

Lisboa – Castro Verde
07h00 (Exceto sábados, domingos e feriados)
11h45 (Diariamente)
14h00 (Sextas e domingos)
15h00 (Domingos)
18h00 (Exceto aos sábados)
22h00 (Domingos)

Castro Verde – Lisboa
08h25 (Exceto aos sábados)
10h15 (Diariamente)
13h15 (Exceto aos sábados)
18h45 (Exceto aos sábados)
19h25 (Sextas e domingos)

Fonte: pedexumbo.com/entrudancas/